Nanociências e nanotecnologia

Autores

  • Celso Pinto de Melo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
  • Marcos Pimenta

Resumo

As nanociências e as nanotecnologias, pelo enorme potencial de impacto científico, tecnológico e econômico, merecem especial atenção dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Na parte conceitual e histórica os autores ressaltam que embora o tema esteja em evidência na atualidade, a nanotecnologia está presente na natureza há bilhíµes de anos, desde quando os átomos e moléculas começaram a se organizar para dar origem í  vida. Na escala nanométrica, o desenvolvimento de novos componentes possibilitará reunir dispositivos de dimensíµes tão pequenas que aumentarão a compactação e a capacidade para o processamento de informações, visando í  economia de espaço e de energia, assim como os nanossistemas criados
causarão grande impacto em áreas como a química, biologia, física, metrologia, ciência dos materiais entre outros. Alguns pontos de interesse social são questionados, como, por exemplo, os riscos e a possível reprodução do mundo macroscópico em uma escala nanoscópica que poderão afetar nosso dia-a-dia.

Biografia do Autor

Celso Pinto de Melo, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Doutor em Física pela Universidade da Califórnia em Santa Barbara (USA) e pós-doutoramento em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/EUA). Foi diretor do CNPq. í‰ professor adjunto e pró-reitor para assuntos de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPe).

Marcos Pimenta

Doutor em Física pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS/Paris) e pós-doutoramento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/USA). í‰ professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Edição

Seção

Artigos