Nanoredes

Autores

  • Marcelo Knobel Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Resumo

O avanço das pesquisas em nanotecnologia é crescente e os resultados mais precisos, em escala nanométrica, propiciam o desenvolvimento de novos produtos e sistemas de alto impacto tecnológico. Um dos grandes desafios da pesquisa na área de nanociências e nanotecnologias é conseguir integrar esforços para otimizar os estudos, pois geralmente os equipamentos necessários são extremamente caros.
Quanto aos recursos humanos, é preciso formar grupos de pesquisadores altamente especializados em certas áreas do saber. Conforme o autor, a tendência mundial evidencia que as pesquisas nessa área necessitam de uma articulação centralizada que consiga mobilizar os pesquisadores das universidades e centros de pesquisa, os empresários e as fontes financiadoras, principalmente governamentais.
Apresenta o exemplo da iniciativa brasileira, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na criação de um programa de apoio na área de nanociências
e nanotecnologias no Brasil e a estratégia de criação de centros e redes de excelência em 2001, que continuam organizadas e em atividade.

Downloads

Edição

Seção

Documentos