í‰tica e humanismo em nanotecnologia

Autores

  • Henrique Eisi Toma Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Resumo

A nanotecnologia vem se expandindo como uma onda de inovação que nos faz vislumbrar os limites da evolução ao delinear um mundo paradoxalmente mais próximo da natureza, acionado por máquinas moleculares, sistemas artificiais inteligentes e auto-replicantes; e dispositivos sensoriais integrados capazes de atuar muito além dos nossos sentidos. Entretanto, essa onda, que vem se propagando numa exponencial crescente, poderá distanciar e isolar cada vez mais o ser humano que, defasado em sua capacidade de compreender e participar das transformações
do mundo em que vive, terá seus temores acentuados, aumentando sua dependência dos que detêm o conhecimento e exercitam o poder. As preocupações éticas são portanto essenciais, porém devem ser acompanhadas pela reeducação continuada, maior consciência e humanismo.

Biografia do Autor

Henrique Eisi Toma, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

HENRIQUE E. TOMA. Professor titular do Instituto de Química da Universidade de
São Paulo (USP), é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Third World e Academy of Sciences (TWAS). Entre as distinções recebidas estão o Prêmio Heinrich Rheinboldt (1987), TWAS (1996), Guggenheim (1999), Fritz Feigl (2001) e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002).

Downloads

Edição

Seção

Artigos