Elementos de uma estratégia para o desenvolvimento da biotecnologia agropecuária e biossegurança no Brasil

Autores

  • Luiz Antônio Barreto de Castro Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
  • Alberto Duque Portugal

Resumo

Os autores mostram um panorama de como a biotecnologia e a biossegurança têm se desenvolvido em países da Europa, nos Estados Unidos e, principalmente, no Brasil. O artigo traz importantes considerações referentes aos obstáculos criados
por alguns países no que se refere ao uso comercial das plantas transgênicas; o exercício adequado de regras de biossegurança relativas a geração e liberação de produtos geneticamente modificados; e, a importí¢ncia da disseminação correta da informação para o consumidor sobre as novas tecnologias envolvendo a biossegurança e alimentos transgênicos.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Barreto de Castro, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

LUIZ ANTONIO BARRETO DE CASTRO. Engenheiro Agrônomo, pela Escola Nacional de Agronomia, Mestre em Tecnologia de Sementes (Mississippi State University), Doutor em Fisiologia Vegetal (UCDavis), Pós-Doutor em Biologia Molecular (UCLA). í‰ Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos Biotecnologia ( CENARGEN) e Presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBIOTEC). Durante oito anos foi Secretário-Executivo do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Alberto Duque Portugal

LUIS ALBERTO PORTUGAL. Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desde 1995, é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui Doutorado na área de Sistemas Agrícolas pela Universidade de Reading, Inglaterra. Especializou-se em gestão de pesquisa e desenvolvimento rural, tanto no Brasil como no exterior.

Downloads

Edição

Seção

Artigos