Redes regionais de cooperação em C&T e o Mercosul

Autores

  • Léa Velho Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Resumo

Este artigo investiga em que medida estão ocorrendo parcerias científicas e tecnológicas entre os países do Mercosul. E identifica as áreas do conhecimento, os setores econômicos, as instituições, a freqí¼ência e abrangência de tais parcerias e se elas podem ser atribuídas a ações e instrumentos decorrentes do estabelecimento do bloco comercial. O artigo se baseia em estudos de casos realizados em cada país do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e, mais tardiamente, Chile –
e em um estudo bibliométrico envolvendo todos eles. Finalmente, destaca os impactos que a formação de blocos comerciais pode vir a ter no estabelecimento de parcerias em C&T.

Biografia do Autor

Léa Velho, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

í‰ professora Livre-docente do Departamento de Política Científica e Tecnológica, da Universidade Estadual de Campinas, SP. Brasil. Obteve seu título de PhD em 1985 no Science Policy Research Unit, Sussex University, RU e foi pesquisadora visitante de diferentes instituições: Universidade de Edinburgh, Escócia e da Universidade de Ohio, Universidade de Cornell e Universidade de Indiana, EUA. Tem publicado extensivamente sobre diferentes questíµes relacionadas í  política de C&T.

Downloads

Edição

Seção

Artigos