Gestão estratégica em ciência, tecnologia e inovação

Autores

  • Ruy de Araújo Caldas
  • Márcio de Miranda Santos
  • Dalci Santos
  • Leonardo Uller

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações a respeito da necessidade de adoção de um novo modelo de planejamento e gestão para as ações de C&T, incluindo a inovação como seu foco final. Além disso, apresenta as principais ações que estão sendo concebidas e implementadas no í¢mbito dos Fundos Setoriais com vistas í  concepção de um projeto piloto desta nova proposta. Aplicado inicialmente para os Fundos e
depois, com proposta de ser estendido a todo o sistema, este novo modelo pressupíµe assumido que ciência e tecnologia são atividades estratégicas. Considera, igualmente, quais seriam as principais questíµes e etapas importantes, passíveis de serem consensuadas e implementadas no Brasil visando ao estabelecimento de uma nova forma de gerir recursos públicos direcionados í  C&T, de modo a contribuir para que esta atividade se torne verdadeiramente estratégica.

Biografia do Autor

Ruy de Araújo Caldas

í‰ Doutor em Bioquímica, Professor Titular Aposentado da Universidade de Brasília – UnB, Diretor do curso de Pós-Graduação em Biotecnologia Genômica da Universidade Católica de Brasília.

Márcio de Miranda Santos

Doutor em Genética Bioquímica, foi Diretor do Centro Nacional de Recursos Genéticos - Cenargen da EMBRAPA. Atualmente é Assessor Especial do Ministério da Ciência e Tecnologia, atuando na implantação do novo modelo de gestão para os Fundos Setoriais.

Dalci Santos

í‰ Mestre em Física, Analista em Ciência e Tecnologia/CNPq. Atualmente está no Ministério da Ciência e Tecnologia atuando na implantação do novo modelo de gestão para os Fundos Setoriais.

Leonardo Uller

Doutor em Materiais, é Gerente do Fundo do Petróleo e Gás Natural, (CTPETRO) Ministério da Ciência e Tecnologia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos