Perspectivas de uso no Brasil do processo de Avaliação Ambiental Estratégica

Autores

  • Paulo César Gonçalves Egler

Resumo

O processo de Avaliação Ambiental Estratégica – AAE ajudará o Brasil a pensar no “ambiente†numa perspectiva mais ampla – global, regional, local e setorial. Podem ser identificados três aspectos para reforçar a oportunidade e a releví¢ncia do processo de AAE para o País: o primeiro, o Brasil dispíµe de grandes áreas a serem ocupadas, diferentemente de outros países, e o uso de procedimentos de avaliação como o AAE, concebido para analisar os impactos ambientais e sociais de políticas e planos e programas de desenvolvimento é muito mais apropriado do que o processo de AIA (avaliação de Impactos Ambientais). O segundo aspecto, refere-se í  aplicação da AAE para reforçar o Programa de Zoneamento Ecológico Econômico – ZEE, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de processo de avaliação do uso do território. Finalmente, o terceiro ponto é fortalecer as oportunidades do processo de AAE na prática do planejamento para a questão ambiental e para a viabilização do desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Paulo César Gonçalves Egler

í‰ Engenheiro pela Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ), mestre em Planejamento e Economia da Energia pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia
(COPPE/UFRJ) e PhD em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia, Inglaterra. Atualmente exerce a função de assessor da Secretaria Executiva do MCT e é professor das disciplinas de Gestão Ambiental e de Políticas Públicas, no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UNB).

Downloads

Edição

Seção

Artigos