Sistemas regionais de inovação: o caso do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Branca Regina Cantisano Terra
  • Francisco Cláudio Pereira de Barros
  • Peter Rudolf Seild

Resumo

O Estado do Rio de Janeiro apresenta uma situação geopolítica singular, com implicações importantes nos fatores associados ao desenvolvimento tecnológico. Entretanto, a sua capital, a cidade do Rio de Janeiro, além de manter a liderança cultural, concentra um grande número de universidades e institutos de pesquisa, representando a maior concentração das entidades responsáveis pela produção de conhecimento do país. A promoção da inovação tecnológica, como um dos principais instrumentos de crescimento econômico e de distribuição de riqueza são mecanismos que estão sendo utilizados pelo Estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, certos aspectos da Regional Innovation System (RIS), metodologia empregada pela União Européia (UE) para promover o desenvolvimento tecnológico (Landabaso et al., 1999), estão sendo adaptados í  situação geopolítica particular do Estado. O presente artigo aborda conceitos e estratégias selecionados de alguns planos de desenvolvimento tecnológico, elaborados com base na metodologia RIS, que estão sendo aplicados em regiíµes da UE. Além disso, apresenta os contextos e instrumentos locais necessários í  aplicação de uma política pública de desenvolvimento, assim como discute a sua forma de implementação pelo governo do Estado do Rio de Janeiro no período 1999 - 2002.

Biografia do Autor

Branca Regina Cantisano Terra

í‰ doutora na área de Inovação
Tecnológica e Organização Industrial pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializada em transferência de tecnologia e política de desenvolvimento tecnológico pela SUNY, State University of New York. Engenheira, com diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior, foi editora do livro The Sustainable Cities e autora do livro A Transferência de Tecnologia em Universidades Empreendedoras – Um caminho para a Inovação Tecnológica, que será lançado brevemente. Consultora de universidades, empresas e governos em gestão do conhecimento. Foi professora e engenheira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Centro Universitário da Cidade e assessora da Secretaria de Estado de C&T na elaboração do Plano de Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro.

Francisco Cláudio Pereira de Barros

í‰ Doutor em engenharia Civil pela COPPE/ UFRJ e University of Califórnia (UCSD), Pós-Doutor pela University of Califórnia, San Diego. Mestre pela PUC/RJ e graduado pelo IME. Autor de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Foi Professor da PUC/RJ, UFPE e University of Califórnia, San Diego. Atualmente é Professor do IME, engenheiro responsável pela área de engenharia civil da CNEN e Assessor Especial da Secretaria de Estado C&T do Rio de Janeiro.

Peter Rudolf Seild

í‰ Doutor e Mestre pelo Graduate Program In Chemistry da University of California Los Angeles, UCLA, EUA, com Grant da Organização dos Estados Americanos, OEA, EUA e Graduado em Química Industrial pela UFRJ, Rio de Janeiro. Técnico em Desenvolvimento Científico do Centro de Tecnologia Mineral – CETEM e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ DF - CNPQ/DF. Professor Titular da UFRJ, Instituto Militar de Engenharia – IME.
Professor Visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS e da University of California Los Angeles – UCLA. Foi Diretor Científico da Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ e Presidente da Associação Brasileira de Química. No setor privado atuou na Givaudan Esrolko A G – GIVAUDAN, Ciba Ag – CIBA e recebeu vários Prêmios no Brasil e exterior.

Downloads

Edição

Seção

Artigos