Considerações sobre o perfil tecnológico do setor madeireiro na Amazônia Central

Autores

  • Ana Paula Barbosa
  • Basílio Frasco Vianez
  • Maria de Jesus Varejão
  • Raimunda Liége Souza de Abreu

Resumo

A redução das reservas mundiais de floresta tropical tem focalizado especialmente a atenção sobre a Amazônia, que abriga em seus limites 280 milhíµes de hectares de floresta densa e cerca de 30% do estoque mundial de madeira tropical. Contudo, a produção madeireira na região está centrada no corte seletivo de poucas espécies florestais, o que promove o empobrecimento da floresta, e poderá conduzir í  extinção de algumas espécies madeireiras, dentre as mais exploradas. Outros aspectos como parque tecnológico defasado, mão-de-obra desqualificada e empresas em sua maioria descapitalizadas são recorrentes, gerando novos desafios para o setor produtivo, em um mercado cada vez mais globalizado. Considerando principalmente esses aspectos, são feitas algumas considerações sobre o setor madeireiro da Amazônia Central,
identificando-se o potencial e estágio atual do conhecimento, como resultante dos estudos realizados por instituições de ensino e pesquisa implantadas na região. Ao final, algumas opções que poderiam vir a minimizar as dificuldades enfrentadas pelo setor são apresentadas, no sentido de aumentar sobretudo o bem estar da população regional.

Biografia do Autor

Ana Paula Barbosa

Pesquisadora do INPA desde 1979, é mestre em Macromoléculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem realizado pesquisas no Forest Products Laboratory, Mississippi State University, Estados Unidos.

Basílio Frasco Vianez

Pesquisador do INPA, desenvolve trabalhos na área de preservação da madeira e aproveitamento de residuos da industria madeireira. Fez mestrado
e doutorado na Universidade de Wales, Bangor (Grí£-Bretanha) em áreas relacionadas a produção e pesquisas da madeira.

Maria de Jesus Varejão

Pesquisadora titular do INPA. Fez doutorado em Ecologia pela Universidade do Amazonas. í‰ orientadora de Iniciação Científica e Mestrado, e consultura para órgãos governamentais e assessorias.

Raimunda Liége Souza de Abreu

Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) desde 1987, é engenheira industrial da madeira e florestal, com mestrado em entomologia. Trabalha no levantamento, identificação e ecologia de insetos que atacam a madeira, principalmente cupins e besouros.

Downloads

Edição

Seção

Artigos