O manejo comunitário de lagos na Amazônia

Autores

  • Fábio de Castro
  • David McGrath

Resumo

Paralelo ao movimento dos seringueiros para proteger as florestas e seu modo de vida, comunidades ribeirinhas da várzea do Rio Amazonas têm criado uma forma de manejo comunitário para proteger seus lagos da pressão da pesca comercial - o acordo de pesca - onde uma ou mais comunidades delimitam um conjunto de lagos de várzea e definem regras de pesca. Baseados em documentos elaborados pelas populações ribeirinhas, este modelo de gerenciamento tem recentemente recebido o apoio de órgãos governamentais e não-governamentais para serem incorporados em
um sistema de co-gerenciamento de recursos da várzea. Entretanto, a limitação de experiências bem sucedidas de acordos de pesca, bem como a limitada análise deste modelo de manejo comunitário, compromete a formulação de parcerias entre o Estado, as populações locais e a sociedade. A elaboração de critérios de avaliação destas instituições locais são fundamentais para que o objetivo de conservação dos recursos da várzea e a justiça social para as populações locais sejam obtidos. Neste artigo,
discutimos as características dos acordos de pesca e sugerimos alguns critérios de avaliação da performance ecológica, social e econômica dos sistemas de manejo comunitário na várzea da Amazônia Legal.

Biografia do Autor

Fábio de Castro

í‰ PhD em Ciências Ambientais pela Universidade de Indiana (USA).
Trabalha na Amazônia desde 1989, em áreas de manejo local de recursos pesqueiros e florestais e mudança de uso da terra. Atualmente é Pós-Doutor no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), Unicamp, e desenvolve um projeto com populações locais e manejo de recursos naturais por populações locais na Mata Atlí¢ntica (Vale do Ribeira, São Paulo).

David McGrath

í‰ PhD em Geografia, professor do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA-UFPa) e coordenador do Projeto Várzea do Instituto de Pesquisas da Amazônia (IPAM).Trabalha na Amazônia desde 1984 em estudos de manejo comunitário de recursos naturais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos