Jornalismo científico, lobby e poder

Autores

  • Wilson da Costa Bueno

Resumo

A divulgação científica, e em particular o Jornalismo Científico, incorporaram, nos últimos anos, novos desafios, como a mediação das novas tecnologias, a ampliação da audiência e, sobretudo, a ação agressiva dos lobbies, fruto da relação mais estreita entre os centros geradores de C & T, os pesquisadores/cientistas e os seus patrocinadores. O jornalista científico deve estar consciente destes novos desafios e empenhar-se para descobrir o que está por trás da notícia, os compromissos a ela subjacentes. Particularmente, deve pautar-se pelo interesse público, pela contextualização dos fatos, processos e descobertas, para que o seu trabalho não seja apropriado por lobbies organizados a serviço de empresas, governos ou pessoas. Este artigo analisa esses
novos desafios, buscando ampliar o debate sobre as relações entre ciência, divulgação científica e poder na sociedade contemporí¢nea.

Biografia do Autor

Wilson da Costa Bueno

í‰ jornalista, professor do curso de pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e do curso de graduação em jornalismo da Universidade de São Paulo (USP), respectivamente em São Bernardo do Campo e São Paulo. Tem mestrado e doutorado em Jornalismo pela USP, com sua tese em Jornalismo Científico (Jornalismo Científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente, defendida na ECA/USP em 1985), a primeira a ter esta área como objeto no doutorado em nosso pais.

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Publicado

2010-01-28

Edição

Seção

Artigos