O princípio ético da prudência ou precaução na engenharia genética: implicações para a saúde humana e o meio ambiente

Autores

  • Cristina A. Possas
  • Reginaldo L. Minaré

Resumo

Os autores realizam neste artigo uma reflexão sobre o princípio ético da prudência ou precaução na atividade científica em engenharia genética e suas possíveis implicações para a saúde humana e o meio ambiente, com o objetivo de contribuir para o aprofundamento deste debate no campo da bioética, tendo em vista o novo Código de í‰tica das Manipulações Genéticas a ser elaborado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) após amplas consultas e audiências públicas.
Procuram examinar, do ponto de vista conceitual, os fundamentos teóricos que deram origem a esses princípios e suas implicações para a atividade científica no
mundo contemporí¢neo, com base na produção filosófica e em bioética existente.

Biografia do Autor

Cristina A. Possas

í‰ secretária executiva da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). í‰ professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde foi coordenadora da pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública. í‰ doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz, com pós-doutorado em População e Saúde Internacional na Universidade de Harvard, onde ainda atua como pesquisadora visitante no Harvard New Diseases Group.

Reginaldo L. Minaré

í‰ assessor jurídico da CTNBio, graduado em Direito pela Unimep, e mestre em Filosofia do Direito pela mesma universidade.

Downloads

Edição

Seção

Artigos