Terapia com células-tronco: a medicina do futuro

Autores

  • Milena B. P. Soares
  • Ricardo Ribeiro dos Santos

Resumo

A recente identificação de células-tronco capazes de se auto-regenerar e de se diferenciar em um grande número de células especializadas no organismo adulto está abrindo um novo campo de conhecimento, a medicina regenerativa. Por meio da aplicação destas células, já é possível induzir a regeneração de um órgão ou tecido lesado, como, por exemplo, o coração após um infarto do miocárdio. Espera-se que no futuro os transplantes de órgãos sejam substituídos por auto-transplantes de células-tronco ou terapias com hormônios celulares que potenciem o reparo tecidual. A potencial aplicação destas terapias é discutida, assim como questíµes éticas sobre a
utilização de células-tronco na medicina.

Biografia do Autor

Milena B. P. Soares

í‰ pesquisadora e coordenadora do biotério geral e de camundongos mutantes e transgênicos do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz ( Fundação Oswaldo Cruz, BA).

Ricardo Ribeiro dos Santos

í‰ pesquisador titular do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (Fundação Oswaldo Cruz, BA) e coordenador do Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual (IMBT). Concluiu o doutorado em Clínica Médica (doenças transmissíveis) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi professor titular de Imunologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

Downloads

Edição

Seção

Artigos