A atividade de foresight e a União Européia

Autores

  • Dalci Maria dos Santos
  • Marcio de Miranda Santos

Resumo

Tem-se verificado no mundo e, em especial, na União Européia (UE), uma demanda crescente por processos de apoio í  tomada de decisão que incorporam visíµes
de futuro, buscando identificar, de forma participativa e inclusiva, as forças e tendências portadoras de futuro com vistas í  tomada de decisão informada que aumente a probabilidade de uma construção negociada de um futuro desejável, características principais do processo mais conhecido como foresight. O crescimento e a atenção redobrada que esta atividade vem recebendo, não só na União Européia, mas, também, em outros países desenvolvidos e em desenvolvimento, sugere que os resultados obtidos das atividades de foresight estão sendo apropriados pelas instí¢ncias de tomada de decisão, particularmente, no que se refere ao processo de consecução dos objetivos estratégicos da EU quanto í  expansão do bloco europeu (Enlargement), a integração da área européia de pesquisa (ERA) e a promoção de uma sociedade européia baseada no conhecimento. Para o Brasil, a compreensão do que representa a atividade de foresight e de que maneiras tal atividade pode contribuir com a produção de informação estratégica e de valor agregado para o processo de tomada de decisão e de formulação de políticas, torna-se essencial, especialmente pela capacidade de fornecer alternativas e possibilidades concretas para o fortalecimento dos processos de inovação de regiíµes, estados e países. Este artigo procura mostrar uma visão de conjunto das atividades de foresight no contexto da União Européia (EU), com destaque para formas como esta atividade vem sendo promovida e institucionalizada.

Biografia do Autor

Dalci Maria dos Santos

Mestre em Física, é especialista em foresight e assessora do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Marcio de Miranda Santos

Doutor em Genética Bioquímica, é diretor executivo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Foi diretor do Centro Nacional de Recursos Genéticos (Cenargen/ Embrapa).

Downloads

Edição

Seção

Artigos