Trajetórias de aprendizado e estratégias de capacitação no arranjo produtivo coureiro-calçadista do Vale dos Sinos (RS)

Autores

  • Marco Antonio Vargas
  • Rejane Maria Alievi

Resumo

Este artigo visa contribuir na discussão sobre o papel da proximidade territorial nas estratégias de capacitação produtiva e inovativa de empresas inseridas em aglomerações produtivas. Do ponto de vista teórico, a discussão apresentada no artigo baseia-se no referencial evolucionista sobre o processo de mudança tecnológica e explora os conceito de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais desenvolvido no í¢mbito da RedeSist. Em termos empíricos, o artigo discute a experiência do arranjo coureiro-calçadista do Vale dos Sinos e analisa a evolução nas relações de cooperação e mecanismos de aprendizado interativo envolvendo diferentes segmentos de atores locais e externos ao arranjo no decorrer da década de 1990.

Biografia do Autor

Marco Antonio Vargas

í‰ doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), professor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) , e pesquisador associado na Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist- IE/UFRJ).

Rejane Maria Alievi

í‰ professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc/RS), mestre em Economia Industrial; e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UFRGS) na írea de Gestão da Inovação Tecnológica.

Downloads

Edição

Seção

Artigos