Foresight tecnológico como apoio ao desenvolvimento sustentável de um país – estudo de caso: MCT– Prospectar do Brasil

Autores

  • Antonio Luís Aulicino
  • Liége Mariel Petroni
  • Isak Kruglianskas

Resumo

A globalização provocou grandes mudanças e uma maior competição entre os países que interagem em mercados com alto grau de exigências no que diz respeito í s questíµes sobre o desenvolvimento sustentável. Assim sendo, para que os países possam continuar competitivos é necessário que busquem o aprimoramento contínuo da capacidade em ciência, tecnologia & inovação (C,T&I). Para isso, necessitam definir prioridades, formular políticas de C,T&I e fornecer os recursos para que a capacitação em C,T&I se tornem realidades. Uma das ferramentas que contribui para definir prioridades e formular políticas de C,T&I é o foresight tecnológico. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa estudo de caso executada com o objetivo de compreender e de procurar as lições que poderiam ser extraídas da experiência do "Estudo Prospectar", atividade do foresight tecnológico realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em caráter experimental e, pela primeira vez, inclui todo o território nacional do Brasil. Os resultados do estudo sugerem recomendações a respeito da participação mais efetiva dos stakeholders durante a elaboração do foresight, olhando o futuro de maneira sistemática, considerando a dimensão social e ambiental e fortalecer a estrutura institucional das atividades foresight dentro do governo brasileiro para a formulação de políticas públicas.

Biografia do Autor

Antonio Luís Aulicino

Matemático, mestre e doutor em Administração pela FEAUSP. Professor de Planejamento Estratégico do MBA Gestão Empresarial (FIAFEA-USP). Ex-presidente das empresas do grupo Eternit S.A.

Liége Mariel Petroni

Bióloga, mestre e doutora em Biociências pela USP, pósdoutoranda em Administração pela FEA-USP. Professora do programa de pósgraduação do Departamento de Administração (FEA-USP) nas disciplinas de Administração Empresarial e Meio Ambiente, e Didática de Ensino em Administração.

Isak Kruglianskas

Professor-titular da FEA/USP nas áreas de Planejamento e Controle Organizacional e Gestão da Inovação Tecnológica. Coordenador do USPMBA "Conhecimento, Tecnologia e Inovação" e do programa de pós-graduação em Administração (PPGA) da FEA/USP. Presidente do Conselho Curador da Fundação Instituto de Administração (FIA). Bióloga, mestre e doutora em Biociências pela USP, pósdoutoranda em Administração pela FEA-USP. Professora do programa de pósgraduação do Departamento de Administração (FEA-USP) nas disciplinas de Administração Empresarial e Meio Ambiente, e Didática de Ensino em Administração.

Downloads

Edição

Seção

Artigos