Distribuição regional dos fluxos de recursos federais para ciência e tecnologia

Autores

  • Maria Emília Marques Fagundes
  • Luiz Ricardo Mattos Teixeira Cavalcante
  • Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti

Resumo

O presente trabalho tem o propósito de apresentar um modelo de distribuição regional dos fluxos de recursos federais para Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil e aplicá-lo para o período recente. Argumenta-se que a distribuição regional dos recursos é fortemente afetada pela infra-estrutura de C&T existente nas unidades da Federação, propondo-se, em seguida, um modelo matemático capaz de refletir esta associação. O modelo permite verificar, econometricamente, se a distribuição regional dos recursos tem contribuído para a concentração ou desconcentração regional da infra-estrutura de C&T instalada no país. Os coeficientes de determinação obtidos indicam que o modelo apresenta uma elevada capacidade de ajuste aos dados empregados. Além disso, os resultados sugerem que as unidades da Federação dotadas de maiores níveis de infra-estrutura de C&T tendem a ampliar seus diferenciais em relação í quelas cuja infra-estrutura de C&T situa-se em patamares inferiores.

Biografia do Autor

Maria Emília Marques Fagundes

í‰ mestre em Economia (Universidade Federal da Bahia), professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e assessora especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI).

Luiz Ricardo Mattos Teixeira Cavalcante

í‰ doutor em Administração (UFBA/UIUC), assessor especial da SECTI e professor em cursos de mestrado (UFBa) e pós-graduação (Universidade Salvador).

Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti

é secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. Graduado em Economia, é também professor da UEFS.

Downloads

Edição

Seção

Artigos