Conseqí¼ências e causas imediatas da queda recente na desigualdade de renda brasileira

Autores

  • Ricardo Barros, et al.

Resumo

Nos últimos anos, estamos assistindo a uma incrível transformação na distribuição de renda brasileira. Desde 2001, a desigualdade vem caindo consideravelmente. Apesar dessa boa notícia, o Brasil ainda é um dos campeíµes mundiais da alta desigualdade, o que faz da sustentabilidade dessa redução uma questão fundamental para a agenda futura do país. Embora a queda recente ainda não seja a maior nem a mais prolongada dos últimos 30 anos, caso se mantenha pode vir a se tornar um fato sem precedentes. Conforme veremos, entre 2001 e 2004 a renda média dos mais pobres aumentou proporcionalmente, mais do que a dos demais grupos, o que nos revela a importí¢ncia dessa redução na desigualdade na melhoria das condições de vida dos menos favorecidos. Os objetivos centrais do estudo são investigar: a) os determinantes imediatos dessa queda recente na desigualdade ocorrida entre 2001 e 2004, e b) suas conseqí¼ências sobre a renda média dos mais pobres e o grau de pobreza do país. Com base numa série de simulações contrafactuais, identificamos e quantificamos a contribuição da demografia, da melhoria das redes de proteção social do país e mudanças relacionadas ao mercado de trabalho. Neste último caso, isolamos a contribuição das transformações na disponibilidade e qualidade dos postos de trabalho daquelas relacionadas í  melhoria
na qualificação da força de trabalho. Atenção é dispensada também í s mudanças ocorridas nas associações e interações entre esses fatores.

Biografia do Autor

Ricardo Barros, et al.

RICARDO PAES DE BARROS é doutor em Economia pela Universidade de Chicago (USA) e coordenador de Avaliação de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea).

Downloads

Edição

Seção

Artigos