Políticas de C&T e programas em prol de uma sociedade embasada no conhecimento: a experiência de uma economia em desenvolvimento na região dos países membros da cooperação econômica ásia-pacífico

Autores

  • Kitipong Promwong
  • Dararat Rajadanuraks

Resumo

O foco deste trabalho é a Tailí¢ndia e o esforço que tem sido empreendido pelo país para se adaptar, aparelhar e melhor absorver e "explorar" os impactos oriundos do progresso científico e tecnológico como força motora do desenvolvimento e inserção global. A necessidade de acelerar a competitividade do país fez com que o governo Tailandês lançasse o Plano Estratégico Nacional de Ciência e Tecnologia para orientar o desenvolvimento do país em ciência e tecnologia (C&T) no período 2004-2013. Este Plano, entretanto, prevê grandes mudanças, para as quais o programa atual - especialmente no que se refere a instituições e processos de formulação e implementação de políticas de C&T - é bastante limitado. Este trabalho visa encontrar maneiras eficazes para reestruturar o programa atual de tal modo que possa enfrentar a transição do regime de desenvolvimento econômico baseado em um modelo de crescimento de baixo custo para um modelo de competitividade 'embasado no conhecimento', no qual o conhecimento, especialmente em C&T, é a principal força geradora de crescimento sustentável.

Biografia do Autor

Kitipong Promwong

í‰ bioquímico e doutor em estudos de desenvolvimento (Universidade de Stratchclyde, Glascow, Escócia). Pesquisador da Agência Tailandesa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NSTDA), atua em política científica e tecnológica, suas estratégias e desenvolvimento; prospecção tecnológica; sistemas nacionais de inovação.

Dararat Rajadanuraks

í‰ pesquisador da Agência Nacional de Ciência e Desenvolvimento Tecnológico (Bangkok, Tailí¢ndia).

Downloads

Edição

Seção

Artigos