Agências de financiamento como instrumento de política pública em ciência, tecnologia e inovação: o caso da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

Autores

  • Sergio Machado Rezende
  • Conceição Vedovello

Resumo

Este trabalho apresenta os principais aspectos relacionados aos sistemas de inovação, incluindo o sistema brasileiro. Em seguida, o trabalho enfoca a ação da Finep como agência de financiamento de atividades de C,T&I, abordando sua história, objetivos, modalidades de apoio financeiro, programas, recente evolução e desafios para o futuro próximo. Essas informações, em seu conjunto, contextualizam a agência como instrumento de política pública em C,T&I.

Biografia do Autor

Sergio Machado Rezende

í‰ ministro de Estado da Ciência e Tecnologia. Formado em engenharia elétrica, é doutor em física pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT-Boston, EUA), e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi presidente da Finep no período 2003-2005.

Conceição Vedovello

Economista, e doutora em Estudos de Política Científica e Tecnológica pelo Science and Technology Policy Studies (SPRU/Universidade de Sussex, Reino Unido). Pesquisadora sênior do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, é cedida para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) onde atua como assessora da presidência.

Downloads

Edição

Seção

Artigos