Vulnerabilidades, impactos e adaptação í  mudança do clima no setor agropecuário e solos agrícolas

Autores

  • Magda Aparecida de Lima
  • Bruno José Rodrigues Alves

Resumo

A agricultura é uma atividade amplamente dependente de fatores climáticos, cujas alterações podem afetar a produtividade e o manejo das culturas, com conseqí¼ências sociais, econômicas e políticas.

Segundo as previsíµes de longo prazo a partir de modelos climáticos globais do IPCC, as regiíµes tropicais e subtropicais seriam as mais afetadas pela mudança do clima. Aponta-se também que países em desenvolvimento poderão ser mais vulneráveis í s alterações climáticas, devido í  deficiência de mercados, í  predominí¢ncia de atividades agrícolas, entre outros fatores. Países desenvolvidos apresentariam mais opções efetivas para a adaptação.

Em termos nacionais, os impactos na agricultura vêm sendo estimados com base em modelos que utilizam cenários futuros de clima, mas com manejos e cultivares atuais. Estima-se que a produção de grãos deverá ser reduzida, principalmente em relação í s culturas de café, arroz, feijão, trigo e milho. A Região Nordeste seria mais vulnerável aos efeitos da mudança do clima, especialmente pelas reduções na produção de milho, e as regiíµes Centro e Centro-Sul seriam mais vulneráveis í s reduções na produção de trigo. Para a pecuária são raras as informações, porém é muito provável que os efeitos diretos das altas temperaturas sobre os animais e disponibilidade de água para os mesmos e para a produção da pastagem causem importantes perdas para o país. No entanto, o melhoramento genético de animais e plantas para maior resistência aos estresses climáticos, associados a um manejo diferenciado, poderão aliviar os efeitos das mudanças climáticas sobre a produção agrícola no país.

Incertezas permanecem como desafios para a elaboração de futuros cenários, como a magnitude e a persistência de efeitos de crescentes concentrações de CO2 sobre a produção agrícola sob condições realísticas de produção, as mudanças potenciais nas perdas por doenças de plantas e animais, a variabilidade espacial nas respostas í  mudança do clima, e os efeitos de mudanças na variabilidade climática e os eventos extremos sobre a atividade agropecuária.

As condições de adaptação de estabelecimentos agrícolas í  mudança do clima podem ser bem variáveis, colocando-os em posições mais ou menos vulneráveis, em função de diferentes cenários climáticos. A ameaça da mudança climática global sobre a agricultura traduz-se, principalmente, na redução da produtividade das culturas e na disponibilidade de áreas apropriadas para cultivos.

Sem uma avaliação bem fundamentada sobre os possíveis impactos da mudança do clima na agricultura, será difícil avaliar precisamente quais medidas de adaptação poderiam ser adotadas pelo setor agropecuário, muito embora este setor esteja historicamente habituado a enfrentar alterações climáticas e a conviver com riscos de produção.

Finalmente, algumas recomendações foram feitas relativas í  elaboração e adoção de políticas e estratégias de adaptação a essas mudanças na área de solos e agropecuária.

 

 

 

 

Downloads

Edição

Seção

Artigos