Impacto, vulnerabilidade e adaptação das florestas í  mudança do clima

Autores

  • Thelma Krug

Resumo

Este artigo sintetiza os principais impactos esperados da mudança do clima nos sistemas florestais, embora haja uma grande dificuldade de se qualificar ou quantificar esses impactos devido í s incertezas associadas í s emissíµes futuras de gases de efeito estufa, as quais estão intrinsicamente associadas í  extensão da mudança global do clima. Esses impactos podem ser negativos quando, por exemplo, a mudança no regime de chuvas acarreta longos períodos de estiagem, aumentando a flamabilidade das florestas, com conseqí¼ente mortalidade de árvores e espécies florestais. Mas também podem ser positivos, quando a resposta das florestas ao aumento da concentração atmosférica de dióxido de carbono for positiva, acumulando mais biomassa e a uma taxa de crescimento mais alta.

A habilidade das florestas adaptar-se naturalmente í  mudança do clima dependerá da taxa e da magnitude desta mudança. Projeta-se, entretanto, limites acima dos quais as florestas não terão mais capacidade de adaptar-se í  mudança do clima sem comprometer suas funções básicas. Projeta-se que a mudança do clima altere a freqí¼ência e a intensidade de distúrbios naturais, tais como fogo, incidência de doenças e pragas, impactando as florestas naturais e o setor florestal como um todo. Esses impactos variam entre regiíµes e são dependendes do tipo de manejo e das medidas de adaptação implementadas.

As florestas têm um potencial importante de mitigação da mudança do clima, queincluem reflorestamento e florestamento, atividades de manejo florestal, redução da taxa de desmatamento e o uso de produtos e resíduos florestais na produção de bioenergia para substitução de combustíveis fósseis, entre outros.

í‰ fundamental aprofundar-se o conhecimento sobre a vulnerabilidade das florestas e do setor florestal í  mudança do clima, de forma a se desenvolver e implementar medidas de adaptação. Neste particular, o papel da comunidade científica e do setor privado tornam-se fundamentais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos