Análise da vulnerabilidade da biodiversidade brasileira frente í s mudanças climáticas globais

Autores

  • Vanderlei Perez Canhos, et. al.

Resumo

Existe hoje um amplo consenso científico e político de que estamos entrando num período de mudanças climáticas sem precedentes, e os impactos dessas mudanças na biodiversidade, assim como em outras áreas, já são mensuráveis. As mudanças climáticas em curso têm o potencial de contrapor aos esforços de conservação e uso sustentável da biodiversidade nas próximas décadas.

Cortes substanciais na emissão de gases de efeito estufa são necessários para mitigar a ameaça de longo prazo sobre a biodiversidade, visando limitar o aumento da temperatura média global anual em não mais que 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Por outro lado, a proteção í  biodiversidade pode auxiliar a limitar a concentração de gases atmosféricos porque florestas e outros habitats naturais armazenam carbono. São necessários, o estabelecimento de políticas e o desenvolvimento de estratégias para auxiliar na definição de medidas de adaptação í s mudanças de temperatura e regimes hídricos.

Apesar dos esforços realizados para inventariar a biodiversidade do país, ainda existem enormes lacunas de conhecimento taxonômico e biogeográfico. Por ser o Brasil um país megadiverso de dimensíµes continentais, é necessário encontrar meios para direcionar a pesquisa de campo, cobrindo essas lacunas, e visando a identificação de áreas de diversidade prioritárias para a conservação de espécies. Dessa forma, o uso de ferramentas computacionais na abordagem de lacunas de conhecimento torna-se imperativo.

Downloads

Publicado

2010-04-13

Edição

Seção

Artigos