Community-based adaptation of tribal women to climate change in semi-arid India
Resumo
Apesar dos esforços internacionais para proteger os direitos humanos, politicas de mitigaçí£o das alteraçíµes climáticas ní£o tratam adequadamente da resoluçí£o dos problemas das comunidades vulneráveis que vivem em zonas áridas e semiáridas. Este artigo analisa como os planos de politicas de mudança climática podem interferir com as estratégias (existentes) de adaptaçí£o de comunidades vulneráveis e instituiçíµes locais, e oferece recomendaçíµes sobre como a politica e processos de mudanças climáticas podem lidar melhor com os seus próprios impactos negativos. A discussí£o e baseada em estudos de caso de grupos tribais vulneráveis dependentes da floresta em regiíµes sujeitas a seca no semiárido Rajasthan, índia. Os resultados indicam que intervençíµes de politicas bem intencionadas mas contraditórias podem afetar adversamente os meios de subsistência tribal, particularmente as mulheres. No entanto, as estratégias de adaptaçí£o baseadas na comunidade, adotadas por pessoas tribais, deixam de ganhar a atençí£o como potenciais soluçíµes nos processos políticos. Recomendaçíµes para combater esta falha sí£o descritas.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).