Indústrias do futuro e tecnologias emergentes: visão de um futuro sustentável
Resumo
As tecnologias emergentes baseadas nos avanços da biotecnologia, nanotecnologia, tecnologias de informação e comunicação e da química verde moldarão o futuro de alguns setores e irão transformar muitos outros. Essas tecnologias determinarão, em muitos casos, o surgimento e a reestruturação de indústrias em um ritmo sem precedentes. Criarão a necessidade de revisão de marcos regulatórios e de novos modelos de negócios. Avaliar como serão as indústrias do futuro face aos avanços das chamadas tecnologias emergentes pode parecer um paradoxo, devido ao alto grau de incerteza e complexidade inerente í disseminação de novas tecnologias e, mais ainda, í urgência de mudanças nas próximas décadas em vários segmentos da sociedade e nos mercados. Nesse contexto, o presente artigo busca descrever as trajetórias evolutivas de oito setores industriais, baseadas na difusão das chamadas tecnologias emergentes – biotecnologia, nanotecnologia, tecnologias de informação e comunicação e química verde, em um horizonte de 20 anos. Consideram-se esses setores e tecnologias como de grande impacto para se alcançar a visão de um futuro sustentável, ressaltando- se que o entendimento das forças-motrizes, tendências e incertezas críticas que condicionarão a difusão das tecnologias emergentes e a evolução das configurações industriais desses setores constitui uma etapa fundamental em estudos prospectivos de natureza exploratória.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).