Roadmap Tecnológico: proposta de uma métrica para levantamento de demandas e ofertas tecnológicas

Autores

  • Elias Pereira Lopes Junior
  • Luiz Eduardo dos Santos Tavares
  • Aloma Veronica Bernardo Meireles Pessoa

Resumo

O ambiente empresarial é muito incerto, tendo as estratégias adotadas um papel importante na manutenção de suas atividades. Para lidar com estas incertezas, existem metodologias de prospecção estratégica, tecnológica e organizacional, que ajudam as empresas na decisão das ações presentes com objetivos futuros mais precisos. O objetivo central deste artigo é desenvolver uma ferramenta para levantamento de informações sobre demandas e ofertas tecnológicas das empresas de diversos segmentos de Fortaleza-CE que alimentem o método Technology Roadmapping (TRM). A metodologia usada na elaboração desta pesquisa abrangeu uma revisão da literatura, nacional e internacional, além da verificação de instrumentos e ferramentas utilizados em estudos semelhantes. Conclui- se que o TRM é uma ferramenta útil de planeja mento em um ambiente cada vez mais competitivo, em qualquer que seja o segmento. Um processo bem sucedido do TRM é fundamental para identificar por os motivos da elaboração de roteiros e de como eles serão utilizados.

Downloads

Edição

Seção

Artigos