Uso e gestão da informação na prospecção em medicamentos contra o cí¢ncer de mama

Autores

  • Claudia Canongia
  • Maria de Nazaré F. Pereira
  • Adelaide Antunes

Resumo

O estudo visa demonstrar a gestão da informação e do conhecimento como mecanismo de prospecção tecnológica sobre medicamentos para combate ao cí¢ncer de mama. A metodologia aplica ferramentas de inteligência competitiva (IC), no sentido de identificar as tendências nacionais e internacionais de fármacos, em tratamento e/ou diagnóstico, bem como novas formulações, e identificar pesquisadores. A prospecção é realizada por meio da coleta, tratamento e análises das informações extraídas de bases de dados especializadas e de patentes, para geração de mapas de conhecimento, que poderão nortear o desenvolvimento do setor químico-farmacêutico atuante em cí¢ncer de mama24, seja por parte do governo, empresariado e academia, fornecendo subsídios í  tomada de decisão e insumos para construção de visão de futuro.

Biografia do Autor

Claudia Canongia

í‰ doutoranda da EQ/UFRJ, linha de pesquisa gestão e prospecção tecnológica, atua no IBICT, desde 1987, como tecnologista em C&T.

Maria de Nazaré F. Pereira

D.Sc, é professora e pesquisadora do IBICT/DEPUFRJ/ECO, especialista e colaboradora do Programa Sociedade da Informação
(SocInfo).

Adelaide Antunes

D.Sc, professora e pesquisadora da Escola de Química (EQ) da UFRJ, coordenadora do Sistema de Informação sobre as Indústrias Químicas (SIQUIM) da EQ/UFRJ .

Downloads

Edição

Seção

Artigos