Genética, clonagem e dignidade humana

Autores

  • Léo Pessini

Resumo

O autor escreve que os jornais, noticiários de TV e rádio, a mídia em geral, com freqí¼ência noticiam as importantes descobertas na área da genética e até a possibilidade de se clonar gente. Por exemplo, no ano 2000, o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, anunciava oficialmente a decifração do "rascunho" do genoma humano: "Estamos aprendendo a decifrar a linguagem com que Deus escreveu a vida". Trata-se de uma das conquistas mais significativas da nossa história, a decifração do "livro da vida" que segundo Francis Collins "pela primeira vez na história da ciência, caminhamos com nosso manual de instruções na mão" e estamos apenas começando a ter idéia do seu impacto efetivo na nossa vida. Segundo
o autor, os cientistas da área da biologia e genética dizem que este feito vai revolucionar completamente a vida do ser humano. Para se ter uma idéia do volume de informações que o genoma humano (conjunto completo de genes de uma espécie) tem, os geneticistas falam que eqí¼ivale a uma estante de 60 metros de altura repleta de livro, ou 200 listas telefônicas de 500 páginas cada. Estamos, de acordo com ele, no início do processo de compreensão da leitura deste fantástico "livro da vida".

Biografia do Autor

Léo Pessini

í‰ camiliano, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética, no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro do Board da International Association of Bioethics.

Downloads

Edição

Seção

Artigos