Trinta anos de políticas públicas no Brasil para a área de biotecnologia

Autores

  • Paulo José Péret de Sant'Ana
  • José Gilberto Aucélio

Resumo

O desenvolvimento biotecnológico demanda um ambiente apropriado fundamentado em pesquisa tecnológica básica e de impacto, incentivos para a criação de empresas embrionárias (start-ups), experiência para transformar o conhecimento em produtos, serviços e processos. Também demanda uma estrutura legal apropriada para tratar de assuntos de propriedade intelectual, padronização, controle e certificação de qualidade, além de legislação para resolver questíµes relativas í  biossegurança e bioética. Assim, este artigo focalizará os esforços do governo brasileiro para estabelecer medidas públicas tendo em vista o desenvolvimento da biotecnologia no Brasil nos últimos 30
anos.

Biografia do Autor

Paulo José Péret de Sant'Ana

Economista pela UnB, mestre em ciência,
tecnologia e indústria (Universidade de Sussex, Inglaterra), e doutor em engenharia da produção (Coppe/UFRJ). í‰ coordenador geral de Biotecnologia e Saúde no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

José Gilberto Aucélio

Farmacologista e doutor pela Unifesf, e pós-doutor pela New York University (USA). í‰ professor da Universidade de Brasília (UnB) e assessora a coordenação geral de Biotecnologia e Saúde no Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Downloads

Edição

Seção

Artigos