Impactos das mudanças climáticas em cidades no Brasil

Autores

  • Wagner Costa Ribeiro

Resumo

Evidências científicas, apresentadas no quarto Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas de 2007, não deixam dúvidas que o planeta está aquecendo. Mais que isso, ele quase não deixa dúvidas que a ação humana é um dos fatores mais relevantes nesse processo.

Não foi por outra razão que ele obteve tamanha repercussão. A imprensa deu enorme visibilidade ao texto, o que despertou na sociedade mundial, e, até certo ponto, na brasileira, uma curiosidade sobre o tema.

Porém, o papel dos governos é antecipar aos eventos que possam colocar em risco parcelas relevantes da população do Brasil. Por isso, é fundamental elaborar políticas públicas capazes de atenuar os efeitos do aquecimento no território brasileiro. Para tal, é importante ter claro que as diferenças sociais com as quais convivemos podem ser, mais uma vez, fonte de agravamento das desigualdades. Segundo apontam os estudos do IPCC, a população carente é mais sujeita í s ameaças da elevação da temperatura, o que pode acarretar em mortes, migração e novas formas de pressão social.

Este trabalho procura contribuir para a elaboração de políticas públicas que possam amenizar as conseqí¼ências do aquecimento global no Brasil. As enormes diferenças de acesso í  informação e aos meios de se preparar para as alterações provenientes do clima da sociedade brasileira não podem ser esquecidas. Ao contrário, elas devem ser o ponto de partida das ações governamentais na busca da diminuição de disparidades sociais no país.

Para contextualizar a dimensão do problema nas cidades brasileiras, o texto inicia com uma apresentação da urbanização no Brasil. Depois, trata de algumas fontes de emissão de gases estufa em cidades e metrópoles do país. Além disso, sugere medidas para atenuar os impactos do aquecimento global í  população. Conceitos de adaptação, vulnerabilidade e risco socioambiental são destacados para que possam orientar a elaboração de alternativas para enfrentar as dificuldades decorrentes da elevação da temperatura planetária. Por fim, aborda algumas situações de risco e formas de adaptação em cidades brasileiras em três eixos de problemas: aumento da temperatura; chuvas intensas; e elevação do nível do mar. Para encerrar, têm-se as considerações finais, que sintetizam o texto.

Downloads

Publicado

2010-04-13

Edição

Seção

Artigos