Ocorrência de recursos minerais na plataforma continental brasileira e áreas oceí¢nicas adjacentes

Autores

  • Luiz Roberto Silva Martins
  • Kaiser Gonçalves de Souza

Resumo

Minerais ocorrentes no piso marinho podem ser derivados de fontes continentais, como areia, cascalho e placeres vinculados í  atividade fluvial e diní¢mica costeira (pretérita e atual) ou gerados nas bacias oceí¢nicas como sulfetos metálicos e outros minerais associados. Depósitos de subsuperfície como evaporitos, enxofre, carvão e hidratos de gás são igualmente discutidos.

O adequado conhecimento sobre eles ainda não foi atingido, conforme pode ser constatado por meio de mapas gerais mais recentes de distribuição de minerais marinhos, levando em conta que mesmo as margens continentais são parcialmente exploradas e que é de apenas 5% o conhecimento de detalhe sobre depósitos hidrotermais vinculados aos limites das placas.

Em realidade, os recursos minerais marinhos apresentam um volume expressivo de acentuado interesse científico e crescente valor econômico. Neste capítulo, é apresentada uma visão geral dos recursos minerais existentes em águas rasas, semiprofundas e profundas, com indicações de atividades de exploração e explotação e de interesse nacional face as ocorrências na ZEE de nosso país.

Granulados siliclásticos (areia e cascalho) e bioclásticos (carbonato de cálcio), depósitos de pláceres, fosforita, nódulos polimetálicos e outros depósitos hidrotermais, evaporitos, enxofre, carvão, hidratos de gás são brevemente discutidos.

í‰ salientada igualmente a zona costeira como um recurso em si, conforme adotado em muitos países desenvolvidos.

Downloads

Publicado

2010-05-14

Edição

Seção

Artigos