Iniciativa Nacional de Inovação: modelo conceitual de prospecção tecnológica para áreas estratégicas no Brasil

Autores

  • Maria Fatima Ludovico de Almeida
  • Carlos Augusto Caldas de Moraes

Resumo

No í¢mbito da “Iniciativa Nacional de Inovação - INIâ€, articulada por instituições governamentais no Brasil, foram desenvolvidos três estudos prospectivos, abrangendo o horizonte temporal de 2008 a 2025, os quais serviram de base í  formulação das agendas que comporão as INI focalizadas nas chamadas áreas estratégicas portadoras de futuro, a saber: nanotecnologia, biotecnologia e tecnologias de informação e comunicação (TIC). Este trabalho tem por objetivo descrever o modelo conceitual de prospecção tecnológica desenvolvido para a construção coletiva da “Visão de Futuro da írea Estratégica (Nanotecnologia ou Biotecnologia ou TIC)â€, cuja realização foi conduzida através de respectivas oficinas de trabalho com convidados da indústria, da academia do governo durante o ano de 2008. A eficácia de um estudo prospectivo está diretamente ligada a um desenho metodológico definido a partir de uma delimitação precisa das questíµes a serem respondidas, da sistematização do processo, da escolha criteriosa dos participantes e especialistas envolvidos e da avaliação e gestão do processo que permita realizar ajustes e correções de rumo com vistas í  sua melhoria como um todo. A metodologia de prospecção contemplou as seguintes etapas: 1) definição dos tópicos a serem estudados, com base em análise detalhada de estudos anteriores sobre cada área estratégica e referenciais externos; 2) consulta estruturada para as questíµes gerais sobre o desenvolvimento da área estratégica no Brasil; 3) construção coletiva da visão de futuro, contemplando o desenho dos mapas tecnológicos e estratégicos dos agrupamentos lógicos de cada área, com indicação das aplicações mais promissoras e oportunidades estratégicas para o país; 4) proposição de ações que integrarão a Agenda INI, segundo seis dimensíµes: recursos humanos, infraestrutura física, investimentos, marco regulatório, aspectos éticos e aspectos de mercado.

 

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