A vantagem dos Estados Unidos na informação

Autores

  • Joseph Nye Jr.
  • William Owens

Resumo

O conhecimento, mais do que em qualquer outra época, é poder. O país que tiver melhores condições para liderar a revolução da informação será mais poderoso do que qualquer outro. Para o futuro previsível, este país é os Estados Unidos. Esta vantagem advém dos investimentos da Guerra Fria e da sua sociedade aberta, graças aos quais o país domina importantes tecnologias de processamento de comunicações e informações - pesquisa aeroespacial, transmissíµes diretas, computadores de alta velocidade -e tem uma habilidade sem paralelos para integrar sistemas complexos de informações.
A vantagem na informação igualmente é muito importante como uma força multiplicadora da diplomacia americana, incluindo o "poder brando" - a atração da democracia e dos livres mercados americanos. Os Estados Unidos podem usar seus recursos de informação para envolver países poderosos em diálogos de segurança para evitar que venham a se tornar hostis. Ao mesmo tempo, sua vantagem na informação pode contribuir para evitar que países hostis venham a
se tornar poderosos. Além do mais, tal vantagem poderá reforçar novas democracias e, também, comunicar diretamente com aqueles que vivem sob regimes não democráticos. Esta vantagem também é importante para os esforços de prevenir e resolver confl itos regionais e lidar com perigos proeminentes do período pós Guerra Fria, incluindo-se o crime internacional, o terrorismo, a proliferação de armas de destruição em massa, e os danos ao meio ambiente mundial.

Downloads

Edição

Seção

Artigos