Considerações sobre a comercialização do centro de lançamento de Alcí¢ntara

Autores

  • Durval Henriques da Silva Filho

Resumo

Este artigo tece considerações sobre a atualidade do transporte espacial comercial, enfatizando o desenvolvimento de consórcios internacionais de provedores de serviços de lançamento, os quais aparecem como alternativa competitiva para atender ao crescente mercado de lançamento de novas constelações de satélites de telecomunicação. Desde 1997, a Infraero, Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária, vem desenvolvendo projetos de revitalização da infra-estrutura do Centro de Lançamento de Alcí¢ntara, bem como promovendo negociações com potenciais clientes, visando a operação comercial de seus veículos lançadores a partir de Alcí¢ntara. A análise da conjuntura internacional atual, marcada por repetidos insucessos de lançadores americanos, e pelo endurecimento da política do governo dos EUA em relação í  exportação de tecnologia espacial sensível, incluindo satélites comerciais, tem sido cuidadosamente avaliada pela INFRAERO, para a formulação de uma estratégia comercial apropriada í  promoção do Centro de Alcí¢ntara, de modo a torná-lo uma alternativa viável e interessante ao mercado mundial de lançamentos espaciais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos